Dissertações
Ano | Título | Autor | link | status |
---|---|---|---|---|
2011 | Educação, negros e subjetividades: produções e pesquisas dos pós-graduandos negros das universidades públicas da Baixada Fluminense | Fernando Resende de Nóbrega | Link | Concluída |
2012 | Afro-brasileiros e racismo institucional: o papel do concurso na democratização de acesso aos cargos públicos | Ângela Ferreira Pace | Link | Concluída |
2012 | O Jongo, a ancestralidade africana e a educação escolar: um estudo sobre tensões, negociações e possibilidades | Lygia de Oliveira Fernandes | Link | Concluída |
2013 | NEABS, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | Ana Emília da Silva Pereira | Link | Concluída |
2014 | Afro-brasileiros egressos do sistema de cotas da UERJ e sucesso profissional: algumas experiências | Marluce de Souza Oliveira Lima | Link | Concluída |
2014 | Educadoras Negras: Construções Docentes de Raça e de Gênero | Joanna de Ângelis Lima Roberto | Link | Concluída |
2014 | Relatos docentes sobre estratégias pedagógicas de promoção da igualdade racial: permanências, desafios e conquistas no “chão” de escolas iguaçuanas | Ana Paula Cerqueira Fernandes | Link | Concluída |
2015 | O legado da militância negra pós 64 para a democratização das relações étnico raciais | Marize Conceição de Jesus | Link | Concluída |
2015 | O romper do silêncio histórico da questão racial no ensino superior de biologia | Kelly Menezes Fernandes | Link | Concluída |
2016 | Racismo Institucional e Afro-brasileiros: o caso do Instituto Rio Branco | Viviane da Sila Almeida | Link | Concluída |
2016 | O professor da EJA e a educação das relações étnico-raciais – ERER’s | Bruna de Oliveira Jeronimo | Link | Concluída |
2016 | A Lei 10.639/2003: estratégias docentes de promoção da igualdade racial através do ensino de história | Amanda Aragão Barreto | Link | Concluída |
2018 | Políticas Municipais de Qualificação docente para a educação das relações étnico-raciais na escola: o caso do Município de Queimados | Ozias Inocencio Ferreira | Link | Concluída |
2018 | O IFRJ, em São Gonçalo, e a Educação das Relações Étnico-Raciais | Cristiane Saraiva Bonifacio | Link | Concluída |
2019 | A educação para as relações étnico-raciais na cidade de Queimados: trajetória possível | Marlene de Souza Oliveira | Link | Concluída |
2019 | A escolarização do negro no Brasil: possíveis trajetórias | Maiza da Silva Francisco | Link | Concluída |
2021 | A implementação da Lei 12.711/2012 no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: caminhos e descaminhos | Maria Isabel dos Santos Leandro | Link | Concluída |
2024 | Bibliotecas escolares: ferramenta decolonial possível para a juventude periférica da Baixada? | Marcelle Gomes Maciel Sanuto | Link não disponível | Concluída |
2024 | Heteroidentificação: políticas públicas, implementações e impactos iniciais nas universidades federais do Rio de Janeiro | Queren de Araujo Mattos | Link não disponível | Concluída |
2022 | Racismo Estrutural e Políticas Educacionais | Vanessa Campos de Miranda | Link não disponível | Em andamento |
2023 | Educação Antirracista: Análise sobre as contrariedades curriculares e de práticas pedagógicas no cumprimento da Lei Federal n⁰ 10.639/2003 nas Unidades Escolares Municipais da Cidade de Nova Friburgo | Thiago Gomes da Costa Santos | Link não disponível | Em andamento |