Artigos
Ano | Título | Autor |
---|---|---|
2023 | AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA NEGROS NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR E SEUS DESDOBRAMENTOS | Maria Alice Rezende Gonçalves; Ahyas Siss |
2023 | QUOTAS FOR BLACKS IN CONTEST TO FILL TECHNICAL POSITIONS AT UFRRJ: a case study. | Ahyas Siss; Ângela Ferreira Pace |
2022 | AFROFOBIA, AFROCONVENIÊNCIA E AS COMISSÕES DE HETEROIDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL | Ahyas Siss; Cleyde Amorim; Adilson Pereira dos Santos; Ricardo Dias da Costa |
2022 | As comissões de heteroidentificação étnico-racial no sistema de cotas no acesso às instituições de ensino superior públicas federais: implementação e atuação | Ahyas Siss |
2020 | TRINCHEIRAS CULTURAIS, A LEI N. 10.639/2003 E A BAIXADA FLUMINENSE | Ahyas Siss; Ricardo Dias da Costa |
2020 | A Criança, Terreiro, Produção e Saberes: apontamentos | Ahyas Siss; Maiza da Silva Francisco; Mônica da Silva Francisco |
2019 | O Poder da Branquidade e Racismo Institucional: percepções sobre o acesso à diplomacia brasileira. | Viviane da Silva Almeida; Ahyas Siss |
2019 | Racismo Institucional, Educação das Relações Étnico-Raciais e a Lei de Reserva de Vagas Para Negros nos Concursos Para Provimento de Cargos Técnicos na UFRRJ: uma experiência de implantação | Ahyas Siss; Ângela Ferreira Pace |
2016 | Historical Inequalities And Challenges Of The Brasilians Educational Policy. | Ahyas Siss |
2016 | O PROJETO A COR DA CULTURA E O PROTAGONISMO AFRO-BRASILEIRO NAS ESCOLAS DE NOVA IGUAÇU: REVENDO AS FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO. | Ahyas Siss; Ana Paula Cerqueira Fernandes |
2016 | A EXPERIÊNCIA DA UFRRJ COM A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EM FAVOR DE UM PROTAGONISMO AFRO-BRASILEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. | Ahyas Siss; Ana Paula Cerqueira Fernandes |
2016 | A UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO E A IMPLANTAÇÃO DA LEI 12.711/2012: razões de raça e classe. | Ahyas Siss |
2016 | O LEAFRO e as ações afirmativas na UFRRJ: dilemas e perspectivas. | Ahyas Siss; Ricardo Dias da Costa; Otair Fernandes de Oliveira |
2015 | PROCESSOS FORMATIVOS E AS CONTRIBUIÇÕES DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UFES E DA UFRRJ | Ahyas Siss; Maria Aparecida Santos Correa Barreto |
2015 | O Observatório de Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste (OPAAS) | Ahyas Siss; Otair Fernandes de Oliveira |
2014 | Inter/Multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma pedagogia decolonial | Ahyas Siss |
2014 | AÇÕES AFIRMATIVAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR E NEABS: INTERSEÇÕES HISTÓRICAS | Ahyas Siss |
2014 | Formação de professores com foco na educação das relações étnico-raciais com vista à justiça social | Ahyas Siss; Maria Aparecida Santos Correa Barreto (in memoriam) |
2013 | Educação e Diversidade. | Ahyas Siss |
2013 | O Papel da Educação na Construção das Identidades Étnicas Como Fator Primordial Para o Exercício Pleno da Cidadania. | Ahyas Siss; Ângela Ferreira Pace |
2013 | A atuação da militância negra acadêmica pós-1964 e seu legado contemporâneo para a democratização das relações étnico-raciais. | Marize Conceição de Jesus; Ahyas Siss |
2012 | Racismo Institucional: Apontamentos Iniciais | Ahyas Siss; Ângela Ferreira Pace; Marluce Souza de Oliveira Lima |
2012 | Interculturalismo, Multiculturalismo e Formação de Professores | Ahyas Siss |
2012 | Afro-brasileiros e Educação Superior: notas para debate | Ahyas Siss |
2011 | Raça, Classe, Cotas Étnicas, Sociais e Educação Superior Brasileira. | Ahyas Siss |
2011 | A importância dos seminários internacionais ‘Fronteiras Étnico/Culturais e Fronteiras da Exclusão.’ | Ahyas Siss |
2011 | Educação e debates etnicorraciais | Leila Dupret; Aloizio J. J. Monteiro; Ahyas Siss |
2010 | Afro-brasileiros e educação: anotações para discussão | Ahyas Siss |
2010 | O Leafro, a Lei 10639/03 e a Formação Continuada de Professores na Baixada Fluminense. | Ahyas Siss |
2010 | Educação, Modernidade e Suas Contradições. | Ahyas Siss; Lygia de Oliveira Fernandes |
2010 | Educação, Cultura, Cidadania e Desigualdades: um retrato. | Ahyas Siss; Ângela Ferreira Pace |
2010 | O acesso de negros e mestiços a cargos públicos: o papel do concurso público | Ângela Ferreira Pace; Ahyas Siss |
2010 | O papel da educação na construção das identidades étnicas como fator primordial para o exercício pleno da cidadania | Ângela Ferreira Pace; Ahyas Siss |
2010 | Ações afirmativas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Ahyas Siss; Ângela Ferreira Pace; Lygia de Oliveira Fernandes; Fernando Resende Nóbrega |
2009 | Imprensa Alternativa Negra, Movimento Negro e Educação Brasileira | Ahyas Siss |
2009 | Educação Monocromática | Ahyas Siss |
2009 | O Outro das Políticas Públicas de Ação Afirmativa | Ahyas Siss |
2009 | AFRO-BRASILEIROS E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES E POSSIBILIDADES. | Ahyas Siss |
2009 | O Leafro, Relações Étnico/Raciais e a Formação de Professores: uma experiência de intervenção multicultural. | Ahyas Siss |
2008 | Multiculturalismo, Prática Docente e a LEI 10639/03 | Ahyas Siss |
2008 | A Juventude da Baixada Fluminense e o Leafro. | Ahyas Siss; Leila Dupret |
2007 | Cotas e Ação Afirmativa | Ahyas Siss |