Quem Somos – About Us

O Grupo de Pesquisa Educação Superior e Relações Étnico-Raciais – GPESURER – cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq – https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1649 – integra o Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ), estando inserido na sua Linha Três “Educação Étnico-Racial e de Gênero: Linguagens e Estudos Afro-Diaspóricos”, sendo liderado pelo Prof. Dr. Ahyas Siss.

Criado no ano de 2006, no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ -, no Campus de Nova Iguaçu ele é atualmente integrado por pesquisadores, pesquisadoras, alunos(a)s e  egressos(as) do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ (PPGEduc), dos cursos de extensão e de Pós-Graduação Lato-Sensu da UFRRJ, bem como por alunos dos diferentes cursos de graduação dessa universidade, muitos dos quais vem se iniciando em pesquisa com recursos do CNPq (Pibic) e de outras agências de fomento. Para além dos seus vínculos institucionais, o Gpesurer congrega pesquisadores de outras Instituições Públicas e particulares de Educação Superior que desenvolvem suas pesquisas no campo conformado pelas Relações Étnico-Raciais  e Educação.

O Gpesurer desenvolve suas atividades aprofundando as análises das articulações estabelecidas entre as dimensões raciais, étnicas, de classe, cultura, gênero e de crença religiosa nas suas interseções com as relações étnico-raciais brasileiras e com os processos educativos escolarizados, ou não, bem como com as análises das políticas de ação afirmativa étnico-racialmente definidas, principalmente aquelas voltadas para os(as) alunos(as) pretos(as) e/ou pardos(as).  Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos(as) pesquisadores(as) desse grupo de pesquisa tem repercutido em vários espaços, acadêmicos ou não, além de serem publicados em livros e artigos nacionais e internacionais.

O Gpesurer publica ininterruptamente, desde o ano de 20216, o periódico eletrônico Repecult – Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura (ISSN 2526-2742) através do portal de periódicos da UFRRJ – http://periodicos.ufrrj.br/index.php/repecult – periódico ligado ao PPGEduc/UFRRJ, no seu esforço de contribuir para a divulgação de conhecimentos produzidos nessa área temática.

The Higher Education and Ethnic-Racial Relations Research Group – GPESURER – registered in the CNPq Directory of Research Groups – https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1649 – is part of the Postgraduate Program in Education, Contemporary Contexts and Popular Demands (PPGEduc/UFRRJ), and is part of its Line Three “Ethnic-Racial and Gender Education: Languages and Afro-Diasporic Studies”, group leaded by Prof. Dr. Ahyas Siss.

Created in 2006 at the Federal Rural University of Rio de Janeiro – UFRRJ – on the Nova Iguaçu Campus, it is currently made up of researchers, students and graduates from the Postgraduate Program in Education, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da UFRRJ (PPGEduc), from UFRRJ’s extension and Lato-Sensu postgraduate courses, as well as students from the university’s various undergraduate courses, many of whom are starting out in research with funding from CNPq (Pibic) and other funding agencies. In addition to its institutional links, Gpesurer brings together researchers from other public and private higher education institutions who carry out research in the field of Ethnic-Racial Relations and Education.

The Gpesurer develops its activities by deepening the analysis of the links established between the racial, ethnic, class, cultural, gender and religious belief dimensions in their intersections with Brazilian ethnic-racial relations and with educational processes, whether or not they are school-based, as well as with the analysis of ethnically and racially defined affirmative action policies, especially those aimed at black and/or brown students.  The results of the research carried out by the researchers in this research group have had repercussions in various spaces, both academic and otherwise, as well as being published in national and international books and articles.

Since 20216, Gpesurer has been publishing the electronic journal Repecult – Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura (ISSN 2526-2742) through the UFRRJ journal portal – http://periodicos.ufrrj.br/index.php/repecult – a journal linked to the PPGEduc/UFRRJ, in an effort to contribute to the dissemination of knowledge produced in this thematic area.